Linha

A criação da Linha Z pela Loja do PCO

A Linha Z, criada pela Loja do PCO, veio para permitir que os camaradas expressem seu apoio à Rússia, que se defende da tentativa da OTAN de se estabelecer em território ucraniano e tornar os russos alvos fáceis de uma ofensiva militar imperialista. 

 

A letra Z se tornou um símbolo de apoio às tropas russas em meio a sua luta contra os batalhões de extrema-direita ucranianos, comandados pelo imperialismo através do governo fantoche de Zelensky, que se apoia sobre grupos nazistas para se manter no poder. Durante o conflito, era possível vê-la não só nos tanques, carros de combate e caminhões do exército russo, mas também nos carros, nas camisetas e nos mais diversos lugares entre a própria população civil na Rússia.

 

Nas lojas de souvenires russas, os artigos com a letra “Z” estampada, ou então com homenagens ao presidente Vladimir Putin, são os mais vendidos para o próprio povo russo ou mesmo turistas vindos de outros países. O mesmo é visto na própria Loja do PCO. Em atividades de rua onde é montada a banca da Loja, as camisetas, os bótons e as canecas com a letra Z, estão entre os primeiros produtos a esgotarem, mostrando a popularidade que tem a ação militar dos russos contra o imperialismo. 

 

A letra não existe no alfabeto cirílico utilizado na Rússia. A letra que corresponde a ela é “з” (cujo nome se pronuncia “zé”). A primeira vez que o símbolo foi visto nos veículos de combate russos foi no dia 19 de fevereiro de 2022, poucos dias antes do início da operação militar russa na Ucrânia. A partir daí, a imprensa imperialista fomentou diversas teorias sobre seu significado, mas a mais aceita atualmente é de que ela seria uma abreviação para “Za pobedy”, que significa “até a vitória” em russo. Trata-se de uma expressão da determinação dos russos de levar adiante esse enfrentamento com o imperialismo e as forças armadas da OTAN.

 

No Brasil, nenhum outro partido de esquerda declarou apoio aberto à ação militar russa, como fez o PCO. A posição do restante da esquerda oscilou entre condenar totalmente a ação de Vladimir Putin - apoiando o imperialismo - e adotar uma política “em cima do muro”, de nem um lado e nem o outro. No caso de um conflito entre um país oprimido e o imperialismo, o posicionamento “em cima do muro” é um apoio envergonhado aos imperialistas. 

 

A Loja do PCO, para demonstrar seu apoio à luta dos russos contra o imperialismo, fez essa Linha de produtos, tendo entre eles, camisetas, bótons, canecas e outros. Mas não foi apenas essa ação que o Partido tomou para expressar esse apoio.

 

Além disso, foram realizados em diversas cidades onde o partido está organizado, manifestações em apoio à Rússia, e dois companheiros da imprensa partidária foram enviados para a Rússia para cobrir de perto o conflito e demonstrar efetivamente o que ocorre. A imprensa oficial do PCO foi a única a expressar uma posição diferente da posição imperialista, que atacava os russos e defendia os nazistas ucranianos. 

 

A Linha Z é, portanto, a linha de produtos para todos os camaradas que compreendem a importância de se apoiar um país atrasado em sua luta contra o imperialismo. A derrota do imperialismo é a derrota de um dos maiores inimigos da classe trabalhadora. Isso deve ser comemorado e incentivado por todos os companheiros, e uma das melhores formas de fazê-lo é se expressando com os produtos da Loja do PCO.






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *