Linha

Linha Marx, Engels, Lênin, Trótski: Os Clássicos Estampados com Orgulho

A Loja do PCO criou a Linha Marx, Engels, Lênin, Trótski para você, que prefere artes mais simples, mas que ainda possam servir para demonstrar a admiração pelos grandes nomes do marxismo. 

 

A arte é apenas os nomes de Marx, Engels, Lênin e Trótski, escritos um abaixo do outro, com fonte informal e de aparência moderna. É simples, e já passa a mensagem. Qualquer um que te encontrar com uma camiseta dessas na rua ou tomando uma bebida de uma caneca com essa arte estampada, já vai saber que você é um admirador dos maiores pensadores revolucionários dos últimos séculos.

 

Com essa linha, a Loja do PCO pretende, também, celebrar a importância de se valorizar, ler a obra e seguir as ideias dos escritores clássicos do marxismo. Os quatro estampados nos produtos da Linha são os criadores de toda a teoria e prática marxista fundamental, que deram origem a todas as mais importantes e bem sucedidas revoluções ocorridas nos séculos XX e XXI. 

 

Engels e Marx foram os próprios criadores do socialismo científico, a ciência da classe operária. Em pleno século XIX, num período próximo ao próprio apogeu do capitalismo, tiveram a perspectiva de que todo aquele sistema político iria, eventualmente, perecer e dar lugar a um mundo muito mais igualitário e desenvolvido. Foram capazes, inclusive, de explicar em sua vasta obra como isso iria acontecer, detalhando o processo e explicando todas as suas causas. 

 

No entanto, eles não eram simples teóricos. Participaram ativamente do movimento operário, sendo responsáveis pela construção do Partido Social Democrata Alemão, em 1875. Também participaram ativamente da Revolução de 1848, inclusive como combatentes, o que os levou a serem exilados até o final de suas vidas.

 

Lênin e Trótski são os dois responsáveis pela primeira revolução proletária que o mundo já viu. Também escreveram muitas obras sobre o assunto. A própria ideia de “imperialismo” como se compreende hoje foi desenvolvida por Lênin e aperfeiçoada por Trótski. A revolução russa de 1917 também gerou uma série de escritos sobre como se deve organizar o processo da revolução operária e a administração de um estado operário.

 

As ideias desses 4 autores têm uma importância muito grande e são, verdadeiramente, motores que impulsionam e guiam a atividade revolucionária. É por causa disso que, muitas vezes, surgem autores com ideias supostamente “inovadoras” e que trariam “reparos” ao marxismo. 

 

A burguesia sempre procura impulsionar essas tendências e isso se deu em toda a história subsequente ao marxismo, geralmente na forma da teoria de grupos pequeno-burgueses. O stalinismo, escola de Frankfurt, pós-modernismo, estruturalismo, eco-socialismo; são todas teorias que não têm a base científica e teórica do marxismo.

 

A Linha Marx, Engels, Lênin, Trótski é para você, que sabe a importância de ler os autores clássicos do marxismo e aplicar suas teorias na luta do dia-a-dia, sem ceder terreno aos revisionistas e teóricos anti-marxistas, que tentam, sem sucesso, desacreditar a mais importante teoria da história recente.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *